terça-feira, 23 de março de 2010

PEDAL LIVRE - ABERTURA



Amigos,
Nessa semana estreiou aqui em Natal a 1ª edição do Projeto Pedal Livre.
A participação da população surpreendeu a prefeitura fazendo com que os kits(camiseta,boné,bolsa) fossem rapidamente esgotados. Estima-se que mais de 3000 ciclistas compareceram ao local formando uma massa que ,de tão grande, quase tomou a avenida em sua totalidade.Vale ressaltar que os cones, os quais seriam usados para impedir a invasão dos carros sobre a ciclo-faixa, foram usados mais para impedir o inverso: a invasão da faixa de rolamento por parte dos ciclistas!
Esse feito denota que, com medidas relativamente simples, pode-se fazer grandes feitos quando se diz respeito a "bicicultura", contudo tal projeto é classifcado como "ciclo-faixa recreativa", fazendo-se necessário AINDA uma política destinada ao uso da bicicleta como transporte.
Fotos por Canindé Soares:
http://canindesoares.blog.digi.com.br/blog/2010/03/21/pedal-livre-na-itapetinga/
Abraço.
Marcos Lemos.


PROJETO PEDAL LIVRE COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Neste domingo, 21 de março, foi implantada a primeira edição do Projeto Pedal Livre, pela Prefeitura Municipal de Natal.
Milhares de ciclistas participaram do evento, na Av. Itapetinga, na Zona Norte, em um dia de festa e congraçamento entre todas as idades.
Centenas de famílias, com crianças pequenas, jovens, adulos, diversos grupos e atletas participação do evento, pedalando animadamente. A Prefeitura demarcou, por meio de sinalização horizontal e vertical, uma ciclofaixa na avenida, ao lado do canteiro central, a qual, de agora em diante, será utilizada pelos ciclistas, principalmente, aos domingos, das 8 às 12h.
Um ponto falho do evento foi a grande aglomeração de ciclistas para receber o kit distribuído pela Prefeitura, composto por boné, camiseta e mochila. Por isso, houve grande congestionamento na ciclofaixa, durante muito tempo. Sugerimos que, nos próximos eventos do Projeto, a serem realizados em outros bairros, seja feita a distribuição antecipada dos kits, ou em local fora da ciclofaixa.
Apesar dessa falha, a iniciativa foi um sucesso. Parabenizamos a Prefeitura e todas as , secretarias, entidades e pessoas envolvidas no Projeto.
Marcos Aurélio
Coordenador Ciclistas em Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário