segunda-feira, 1 de março de 2010

RELATO SOBRE REUNIÃO COM A SEMOB OCORRIDA EM 25/03/2010

Estiveream presente na SEMOB os ciclistas Armando Paiva, Presidente da Federação Norteriograndense de Ciclismo; Haroldo Mota, da ONG Baobá, Marco Aurélio, Coordenador do Grupo Ciclistas em Movimento e Márcio, oportunidade em que mantiveram reunião com o Secretário Kelps Lima.

Foi informado aos ciclistas, que entre as obras para a Copa do Mundo de 2014 estão contempladas a marcação de ciclofaixas nas avenidas Antônio Basílio e Amintas Barros.

Segundo Kelps Lima, a prioridade da SEMOB é o transporte público, devendo ser dada também atenção à construção de ciclovias e ciclofaixas.

Em relação às obras do PAC2 do Governo Federal, o Secretário da SEMOB informou que, no Brasil, quanto a transportes, terão forte atuação a construção de metrôs e ciclovias.

Foi também solicitado pelo Secretário que os ciclistas presentes à reunião apresentassem proposta de implantação de ciclofaixa em algumas ruas da cidade de Natal, ficando acertado que em reunião dia seguinte iria ser apresentada.

Foi noticiado por Kelps Lima a criação do Projeto Pedal Livre, o qual será implantado na Zona Norte, contemplando 14 eventos. Ficou acertado que os ciclistas presentes dariam o apoio necessário ao sucesso da iniciativa e que a SEMOB disponibilizará tenda para instalação de representantes da Federação, além de serviços gráficos.

Após as discussões, foi verificada a necessidade da realização de uma Audência Pública para tratar do tema: A Utilização da Bicicleta em Natal. Tal evento destina-se a realizar debate sobre construção ciclovias, ciclofaixas, municipalização das vias estaduais, integração das iniciativas entre estado e município. Ficou acetado que serão convidados, entre outros órgaos e autoridades, representantes da SEMIB, DER e DNIT. O objetivo maior da Audiência Pública será a integração e sincronização das iniciativas quanto a ciclovias/ciclofaixas entre as esferas municipal, estadual e federal.


Marco Aurélio Marques de Queiroz
Coordenador do Grupo Ciclistas em Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário